Pediatria Veterinária

Os cuidados neonatais e pediátricos representam um componente essencial da saúde dos filhotes de cães e gatos, estendendo-se do nascimento até os primeiros seis meses de vida (CRESPILHO, 2005). Nesse período, a imaturidade hepática e renal faz com que o neonato seja uma classe vulnerável a desordens metabólicas e nutricionais como desidratação, diarreia e hipoglicemia. Desta forma cuidados como: alimentação, local onde o filhote fica e frequência na alimentação são essenciais para o manejo pediátrico de cães e gatos. Alguns filhotes nascem anêmicos ou imunodebilitados, afetados por alguma doença oriunda da mãe ou por algum ectoparasita.

Na consulta pediátrica o médico veterinária avalia tamanho do filhote, verifica batimentos cardíacos e prescreve a frequência alimentar, a ração ideal para o filhote, que varia conforme a idade e raça, pesa e de acordo com o peso prescreve o vermífugo ou medicamento ideal e necessário.

Cães são vacinados com a 1º dose de vacina e felinos a partir de 60 dias, após a avaliação veterinária.

A farmácia TUDODVET, possui suplementos ideais para essa fase a base de ÁCIDO FÓLICO, ARGININA, BETACAROTENO, CÁLCIO QUELADO, CISTEÍNA, COBRE QUALDO dentre outros. Suplementos que ajudam a formação do sistema imune do seu filhote. Nesta fase episódios de diarreia podem acontecer devido a troca de ração abrupta, ingestão de vermífugos, viroses dentre outros. A farmácia também oferece a linha de pré e probióticos para regularizar o funcionamento intestinal do seu filhote.

Entre em contato conosco para maiores informações e encomende seu medicamento.

Telefone: 2606-8780 TUDODVET

A Dra. Vivian Baptista é Médica Veterinária e Doutoranda na UFF-Niterói