VOCÊ SABIA QUE CÃES E GATOS PODEM DESENVOLVER DIABETES?

O seu pet está bebendo muita água? Urinando muito? Emagrecendo apesar de comer bem? Se a resposta for sim procure a ajuda de um médico veterinário. Esses sinais podem estar relacionados a um distúrbio hormonal chamado diabetes mellitus.

A diabetes mellitus é o aumento persistente dos níveis de glicose (açúcar) no sangue e na urina. Algumas de suas complicações são infecções, catarata com cegueira, problemas renais, pancreatite, lesões em sistema nervoso, dentre outros. Quando não tratada a diabetes pode levar os animais ao óbito precoce.

A predisposição genética é uma importante causa da doença, porém outros fatores como alimentação inadequada, sedentarismo, uso de certos medicamentos, infecções, excesso de peso e doenças concomitantes também estão envolvidos no seu desenvolvimento.

O melhor tratamento para cães e gatos diabéticos, na grande maioria das vezes, é o uso diário de insulina injetável associado a uma alimentação adequada. Nos gatos e nas cadelas ainda não castradas temos chances de remissão da diabetes com retirada das aplicações de insulina. Quanto antes a terapia insulínica for estabelecida maior as chances de remissão. Portanto, fique de olho e se notar algo diferente com seu bichinho procure logo um atendimento médico veterinário.

0 visualização